Seguidores

sábado, 23 de abril de 2011

Canhotos Num Mundo Destro I


Conheço muitas pessoas que têm a mão esquerda dominante, começando por dois de meus irmãos,  um de sangue e o outro que a vida me deu. Sempre acompanhei suas dificuldades para se adequarem a um mundo que não foi feito para eles. O post de hoje é o primeiro de dois que versa sobre o mundo dos canhotos e suas dificuldades. Esse aborda  as dificuldades que os canhotos encontram diariamente, além das superstições sobre o tema. O segundo terá uma visão mais científica, além de uma lista dos grandes homens da História que eram "canhestros" (o contrário de destros). 

***
Toda vez que você usar um abridor de lata, abrir uma maçaneta, fazer a mudança de marcha no seu carro ou cortar papel usando uma tesoura, pare por um minuto e pense nos canhotos. Pois, pelo menos levando em conta a forma como as coisas são projetadas, parece que pouca gente pensa neles.

Segundo estatísticas mundiais, cerca de 90% da humanidade é formada por pessoas que escrevem e usam para atividades diárias a mão direita. Estas são chamadas de destras.

Os outros 10% se dividem entre pessoas que utilizam as duas mãos para realizar tarefas cotidianas e os canhotos, aqueles que só conseguem escrever e fazer trabalhos manuais usando a mão esquerda.

E eles sofrem em um "mundo direito", onde praticamente tudo é voltado para os destros.

Você já parou para pensar que há certo preconceito contra os canhotos na maioria das regras de etiqueta e superstições?

Afinal, quando crianças aprendemos a fazer o Sinal-da-Cruz com a mão direita, e não o contrário. O hábito de cumprimentar uma pessoa também é feito, por instinto, com a mão direita. Quando a pessoa está passando por um dia péssimo, ela não diz que acordou com o pé esquerdo?

E a lista de superstições não para por aí. Curioso como a maioria das religiões relaciona a mão esquerda, ou o lado esquerdo, com o demônio e o Mal.

Até mesmo na política os canhotos estão "separados"; afinal, existem os políticos "de direita", que são os conservadores, e os "esquerdistas", tradicionalmente a oposição parlamentar, ou os que defendem a reforma socialista.

No Brasil as pessoas que usam a mão esquerda são chamadas de canhotas, palavra que, segundo o Dicionário Aurélio, também quer dizer "inábil, desajeitado e desastrado"; em francês o canhoto é chamado "gauche", que também significa desajeitado; já em italiano, a palavra "maldestro" quer dizer desengonçado e maldito.

Claro que esta tradição cercada de preconceitos e misticismo pouco influi no dia-a-dia de uma pessoa canhota, mas mesmo assim as dificuldades que ela encontra no mundo projetado por destros são várias.

Estas dificuldades começam na infância, quando alguns pais ainda obrigam as crianças a escrever com a mão direita, atitude que pode acarretar em sérios problemas de aprendizagem – de escrita mais lenta até problemas para ler e se expressar.

Nas escolas onde as cadeiras têm braços para apoiar os cadernos, estes estão quase sempre do lado direito. Também é difícil encontrar no mercado produtos voltados especificamente para canhotos, como tesouras. Usando uma tesoura normal, os canhotos não conseguem enxergar a chamada "linha de corte" (você já tentou cortar as unhas da mão direita usando a esquerda?).

Na vida adulta, podem acontecer até acidentes de trabalho em função da necessidade de adaptação a máquinas e instrumentos originalmente projetados para destros.

Na rotina diária, as dificuldades são várias, mas uma das principais é aprender a mudar a marcha no carro usando a mão direita ao invés da esquerda.

Telefones públicos sempre têm o depósito de fichas ou o local para inserir o cartão no lado direito. Em bancos e repartições públicas, normalmente as canetas presas por cordões ficam do lado direito, dificultando o ato de assinar para o canhoto. Sem falar que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. Até maçanetas são projetadas para destros.

Instrumentos musicais de corda, como violões e guitarras, também são projetados para os destros. Os canhotos precisam aprender tudo invertido, mas nesse ponto se destacam o  Edgard Scandurra, do Ira! que é um dos melhores guitarristas brasileiros e é canhoto; assim como o ex-Beatle Paul McCartney.

Enquanto o mundo direito continua se esquecendo dos canhotos, a vida para quem usa a mão esquerda continua ficando mais complicada em seus pequenos detalhes.

Atualmente estão surgindo associações, como a Abracan, no Brasil, e a Left-Handers International, que é mundial. Na Internet existem sites voltados ao canhotismo, como o "Ao Avesso" (www.members.tripod.com/~geniusbr/Avesso).

SUPERSTIÇÕES

• Em alguns locais na Europa, na América e parte da África, e entre grupos de ciganos, quando a palma da mão direita coçar é sinal que a pessoa irá receber algum dinheiro; se for a palma da mão esquerda que coçar, então a pessoa perderá dinheiro.

• Na Escócia os supersticiosos acreditam que quem entra em casa pisando primeiro com o pé esquerdo acaba trazendo demônios ou má sorte para dentro do lar.

• Na tradição judaica, o Príncipe dos Demônios, que era chefe de Satanás, se chamava Samuel, ou Se’mol, uma palavra hebraica que significa "o lado esquerdo". A partir desta lenda, os esquimós têm a crença de que todos os canhotos são poderosos feiticeiros; em Marrocos, canhotos são considerados pessoas malvadas e demônios!

• Usar a mão esquerda, no Irã, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.

• Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou "com o pé esquerdo".

• No passado, os judaicos tinham que manter-se longe da lista dos "Cem Defeitos Físicos" citados por Maimônides. Entre eles, cegos, mancos, anões e, claro, canhotos.

• No Antigo Egito, o deus Set (que pode ser relacionado ao Satanás do Cristianismo) era também chamado de "O Olho Esquerdo do Sol", e era demoníaco e destrutivo, enquanto Horus, o Deus da Vida, era "O Olho Direito do Sol".

• No Budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (purificação e salvação) se divide em duas partes: um é o caminho da mão esquerda, que representa o jeito errado de se viver, e outro é o caminho da mão direita, digno para a purificação da alma.

• Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada "suja" e as pessoas são proibidas de comer com a canhota.


Um comentário:

  1. Os preconceitos são enormes, e às vezes eu já senti mais preconceito por ser canhoto do que por ser obeso. Conheço casos horríveis, como o da mãe que amarrava uma bola de tênis na mão do filho para obrigá-lo a comer com a direita. Adiantou de nada: meu pai era um perfeito canhoto.

    ResponderExcluir