Seguidores

domingo, 24 de abril de 2011

Canhotos num Mundo Destro II

 A Ciência não sabe porque as pessoas nascem canhotas

Apesar de muitas pesquisas desde o século XIX, a ciência ainda não sabe explicar porque algumas pessoas nascem canhotas e a maioria nasce predisposta a usar a mão direita.

Por muito tempo, os canhotos chegaram a ser considerados pessoas diferentes e geniais. Tudo porque alguns dos maiores expoentes da arte, da cultura e da ciência eram canhotos, ou "sinistros", como também são chamados.

Esta hipótese tem pouco a ver com a verdade, porque se gênios como Leonardo DaVinci, Albert Einstein e Isaac Newton eram canhotos, por outro lado também o eram Jack, o Estripador (o famoso assassino de prostitutas que aterrorizou Londres no final do século XIX), o pistoleiro Billy the Kid e a heroína francesa  Joana D’Arc.

Também durante anos acreditava-se que era possível saber se a criança seria destra ou canhota ainda quando recém-nascida: bastava observar a forma como o bebê dormia, e se ele voltasse o rosto sempre para o lado esquerdo seria canhoto. Esta teoria também não vingou.

Na verdade, o que determina se a pessoa será destra ou canhota é o cérebro.

Este é dividido em dois hemisférios, sendo que cada um controla a parte oposta do corpo. Assim, os movimentos que a pessoa faz com a mão esquerda, pé esquerdo e olho esquerdo são inteiramente controlados pelo lado direito do cérebro, e vice-versa.

Um "lado" do cérebro não influi na atividade do outro. Nos primeiro anos, a criança manifesta preferência por um dos lados. Há outra teoria de que o ambiente onde a criança vive influenciaria na sua decisão, mas podem nascer destros em família de canhotos, assim como o contrário.

"A preferência para usar uma mão mais do que a outra é chamada dominância lateral", explicou a psicóloga Sandra Maria Camini Fachini. "A determinação da dominância de uma pessoa pode ser difícil, uma vez que nem todos preferem uma mão para fazer todas as tarefas. Por exemplo, poderá pegar o lápis com a sua mão esquerda, mesmo que use sua mão direita para escrever".

Os cientistas concordam, embora ainda não existam provas confiáveis, que a causa do canhotismo pode ser genética, e, portanto, hereditária. O fato de que muitos membros da família real da Inglaterra são canhotos (o rei George II, o rei George VI, a rainha Victoria, a rainha Elizabeth e o príncipe Charles) é citado como exemplo do envolvimento genético no canhotismo.

Hereditário ou não, até os seis anos a criança aprende a utilizar um dos lados do cérebro como dominante, aprendendo a realizar atividades com uma das mãos melhor do que com a outra. Mas isso não quer dizer que a outra mão seja desajeitada.

A melhor forma de explicar este "lado dominante", que persiste até o fim da vida, é o uso dos olhos. Quando é preciso olhar pelo buraco de uma fechadura, ou no microscópio, a pessoa normalmente opta por um dos olhos, ou o esquerdo ou o direito. Isso não significa que o outro olho "enxergue menos". É apenas mais uma manifestação do lado dominante do cérebro.

Na opinião de Sandra, "nenhuma cultura encorajou o canhotismo. Muitas culturas têm considerado o destro como ‘melhor’ que o canhoto, levando a condutas como forçar as crianças a usar a mão direita, chegando a extremos de amarrar a mão esquerda. A incompreensão dos pais ou adultos que trabalham com crianças sobre estas questões podem levar a condutas incorretas, como a de forçar a criança a usar a mão oposta à da sua dominância, podendo surgir problemas desde distúrbios de aprendizagem até insegurança e dificuldades na auto-estima da criança". Ela recomenda que seja oferecido um ambiente livre de tensões e limitações para as crianças, encarando com naturalidade se ela preferir a mão esquerda à direita.

Canhotos  Famosos

• Alexandre, o Grande: supõe-se que um dos maiores generais da História, que foi rei da Macedônia em 356 antes de Cristo e estendeu seu império até a Índia, usava com maior habilidade a mão esquerda.

• Albert Einstein: físico alemão que elaborou a Teoria da Relatividade.

• Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.

• Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.

• Fidel Castro: líder revolucionário e estadista cubano, atual presidente de Cuba.

• Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90.

• Leonardo DaVinci: o gênio italiano usava com desenvoltura tanto a mão esquerda quando a direita, mas ficou famoso por escrever "ao contrário", da direita para a esquerda, para que seus escritos só pudessem ser lidos refletidos no espelho.

• Ludwig Van Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia.

• Machado de Assis: escritor brasileiro de obras como Dom Casmurro, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

• Mahatma Gandhi: líder nacionalista indiano.

• Napoleão Bonaparte: imperador francês.

• Paul McCartney: baixista dos Beatles.

• Pelé: o Atleta do Século chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.

Um comentário:

  1. eu sou canhoto e ás vezes na escola sofro preconceito por isso

    ResponderExcluir