Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Talvez...

Diz-se no Taoismo que o homem verdadeiramente sábio adapta-se às coisas da vida como a água descendo um morro: contornando os obstáculos buscando sempre o melhor caminho possível e naqueles momentos em que o avanço é impedido, acumula suas forças até conseguir superá-lo de alguma forma. Para isso o sábio usa da aceitação e da relativização daquilo que seus sentidos percebem por que sabe que essa percepção é quase sempre imperfeita. Um exemplo dessa atitude nomeada em chinês como “Wu-Wei” (que significa “não-agir” em tradução literal, mas que é mais como “fazer o que deve ser feito”) está no conto abaixo. Há também uma Versão Cristã para a mesma história. Ela também segue abaixo. Escolha a que achar mais adequada as crenças; ambas dizem a mesma coisa.

***

Há um conto Taoista sobre um velho fazendeiro que trabalhou em seu campo por muitos anos.

Um dia seu cavalo fugiu. Ao saber da notícia, seus vizinhos vieram visitá-lo.

"Que má sorte!" eles disseram solidariamente.

"Talvez," o fazendeiro calmamente replicou.

Na manhã seguinte o cavalo retornou, trazendo com ele três outros cavalos selvagens.

"Que maravilhoso!" os vizinhos exclamaram.

"Talvez," replicou o velho homem.

No dia seguinte, seu filho tentou domar um dos cavalos, foi derrubado e quebrou a perna.

Os vizinhos novamente vieram para oferecer sua simpatia pela má fortuna.

"Que pena," disseram.

"Talvez," respondeu o fazendeiro.

No próximo dia, oficiais militares vieram à vila para convocar todos os jovens ao serviço obrigatório no exército, que iria entrar em guerra.

Vendo que o filho do velho homem estava com a perna quebrada, eles o dispensaram.

Os vizinhos congratularam o fazendeiro pela forma com que as coisas tinham se virado a seu favor.

O velho olhou-os, e com um leve sorriso disse suavemente:

"Talvez."

 ***


“Um rei que não acreditava na bondade de Deus, tinha um servo que em todas as situações lhe dizia:
     - Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!
     Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão. Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:
     - Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.
     O servo apenas respondeu:
     - Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas. O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!
    Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.
    Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente:
    - Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?
    - Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!”

E a outra eu tirei daqui: http://katiamusic.blogspot.com/
E ainda existe uma terceira versão aqui: http://www.aikikai.org.br/es_taoismo.html

0 comentários:

Postar um comentário