Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Miguxos: Por Que Não Ser e Como Deixar de Ser Um

O guia definitivo sobre miguxos: o que são, como detectar se sou um e como sair da temida "zona da amizade" (Friend Zone).

O que é um "miguxo"?
Miguxo é um termo utilizado para "amiguinho". Se para você ser um "amiguinho" de mulheres não soa muito bem, imagine ser um "miguxo" delas. É o diminutivo do diminutivo. Esses são os famosos pombos-correio que levam recadinhos delas para outros, ficam alisando o cabelo da "amiga", querendo saber da vida dela, dando palpites em cosméticos etc.

Anulam seus instintos e dignidade em prol de serem serviçais gratuitos de mulheres. Geralmente são uma mistura de cabeleireiro, estilista e até guarda-costas delas. Em troca pelos serviços, recebem beijos no rosto e depoimentos carinhosos no Orkut. Só.

Antes de começar precisamos analisar porque as mulheres adoram um miguxo por perto e porque são especialistas em lançar homens na zona de amizade. 

Por que as melheres adoram ter miguxos?
“Miguxos” são ótimos homens para as mulheres terem por perto. Eles servem como um backup emocional ao ego delas. Isso quer dizer que são os eternos ombros amigos, sempre dispostos a elevar a estima das mulheres após essas terem sido chutadas por um canalha qualquer. E o melhor: sem pedir nada em troca.

O "miguxo" geralmente é bem intencionado. Faz coisas como arrumar computador de graça, instalar o vídeo-game, arrancar sorrisos da mulher com danças ridículas, ajudar nas matérias no colégio etc, pois, fazendo isso, acha que vai agradar e de uma forma ou de outra vai ser visto com bons olhos.

O interessante neste caso é que, depois que elas se recuperam do pé na bunda, tornam a procurar os canalhas para relacionamento e sequer pensam no miguxão para fins sexuais. Preferem vê-los como “irmãos”, conselheiros gratuitos e eunucos sempre dispostos a ajudar e a dar palpites em qual perfume devem comprar no próximo mês.

Enquanto ela, de auto-estima recuperada, se diverte com o macho novo, o miguxo fica na eterna esperança de ganhar algo além de um beijinho no rosto e um depoimento carinhoso no Orkut.

Eu acho que todo mundo sabe por que muitas da mulheres preferem homens como amigos não é? Isso acontece porque não existe nada mais subserviente, inofensivo e dócil do que um homem apaixonado/assexuado. Não são os cabeleireiros gays os confidentes preferidos delas?

Uma amiga mulher para elas, por melhor que seja, será sempre uma rival em potencial. Se você parar um pouco e começar a observar as mulheres em sua volta, notará que mesmo as melhores amigas se invejam ocultamente e se comparam umas com as outras em vários aspectos. Isso é natural. A solução para elas, então, é arrumar um homem bonzinho e apaixonado e torná-lo num tão sonhado amigo gay/assexuado para fornecer-lhes o suporte confiável que suas rivais jamais ofertariam.

Porque isso não é interessante para você?
Qualquer um com um neurônio funcional já notou que ser miguxo não é interessante ao homem. Quando o miguxo enfim se enraivece e tenta sair da “zona de amizade”, tentando uma investida,  a mulher faz cara de assustada e repele suas investidas, dizendo que vê ele “como um irmão” e que “não quer estragar a amizade”. Assim, o miguxo volta para a eterna zona de amizade, e isso se repete indefinidamente.

Pode parecer ilógico, mas para a mulher moderna, em se tratando de relacionamento amoroso, é mais danoso ter a estigma do “cara legal” do que a estigma de “canalha”. Sim, a marca do “cara legal” e miguxo é mais danosa do que a do “canalha”. Por isso você certamente quer evitá-la.

Como detectar se você está na zona de amizade?
Se você responder SIM a uma ou mais das perguntas abaixo, tem tudo para ser um ótimo cabeleireiro confidente, e pouca expectativa de atividade sexual.

•    As mulheres costumam perguntar sua “opinião masculina” para tudo?

•    Você frequentemente ouve desabafos de mulheres?

•    Você é reconhecido por elas como um “bom ouvinte”?

•    Você é chamado de “um cara diferente dos outros”?

•    Entre os elogios que recebe estão: “bom amigo”, “bonzinho”, “amigo confiável", “um amor de pessoa” “meu best” “te amo, melhor amigo!”

•    Você já serviu de pombo-correio para levar recadinhos e apresentar machos amigos a elas? 

•    Você já foi reconhecido por elas como “um irmão que nunca tive”?

Como se libertar da zona de amizade
A melhor estratégia de todas para mudar a própria imagem é sumir por uns tempos e voltar “um cara diferente”, gerando curiosidade. Todas as dicas partirão desse princípio: se tornar mais distante num primeiro momento, para se tornar mais próximo a médio prazo.

Seja ocupado
Ao se tornar um cara mais ocupado e de vida social mais intensa e objetiva, passará automaticamente a imagem de que você terá pouco ou nenhum tempo disponível para ler catálogos de cosméticos e opinar sobre cores de batons, fazer danças ridiculas ou caras e bocas mais ridiculas ainda fazendo beat box.

Na pior das hipóteses, você terá mais tempo livre. Isso significa não ficar de plantão no MSN o dia todo colocando no subnick "comendo, "academia" tomando banho", não responder recados imediatamente, não responder SMS tão logo as receba etc. Mas faça isso da maneira correta, não encare isso como uma dica mais foda, se ocupe de verdade!

Retire do seu MSN coisas estúpidas e gays como poemas sobre amizades, bondade etc. Lembre-se, você quer ser visto como macho e não um metrossexual sem pinto. Não use fontes gays nos textos, remova fotos de amiguinhas de escola com legendas gentis, comentários bajuladores em fotos de amigas “minha amiga linda, linda minha amiga” “te amo amiga” etc. Seja mais objetivo e mais maduro, ou, como diz Nessahan Alita, “um cara mais temível do que amável”.

Pare de dar indiretas no Orkut. Não tenha medo de perder um pouco de sua popularidade se necessário. Amigos gays são muito populares mas mesmo assim vivem na bronha. Pode ser necessário sacrificar um pouco de sua popularidade em prol de um bem maior: usar o pinto para algo além de mijar.

Não fique bajulando mulheres
Para mudar sua imagem de paspalho bajulador para cara misterioso boa pinta, você precisa parar imediatamente de ser um paspalhão bajulador. Isso significa parar de elogiar “respeitosamente e gratuitamente” qualquer mulher que passa na sua frente ou senta perto de você no colégio.

Não comente sobre os penteados novos delas, não comente sobre tinturas de cabelo, não comente sobre roupas novas. Deixe isso para os cabeleireiros delas. Elogie apenas profissionalmente e nas ocasiões que ela merecer.

Mas nada de melosidade e outras besteiras "derretidas". Seja espontâneo e saiba elogiar. Um elogio de um bajulador vale muito menos do que o elogio de alguém contido, mas sincero. Esse deve ser você.

Resista aos testes de apego
Ao passo que você se tornar mais desapegado, ocupado e distante, algumas mulheres irão se incomodar com isso e tentar atraí-lo de volta à zona de amizade com “testes de apego”. Ou seja, elas se oferecerão mais do que o normal para situações de amizade e forçarão que você as elogie na base da pressão. Resista e faça graça dessas situações. Faça pouco caso, não se irrite e sempre leve isso no bom humor. Simplificando, trate-a com uma "irmãzinha mais nova".

Não seja burro
Não vá confundir se tornar mais distante e ocupado com se tornar estúpido e ignorante. Lembre-se, o caminho não é afastar as mulheres de você e sim torná-las mais próximas por mudar sua imagem de ursinho carinhoso para macho. Caras estúpidos repelem. machos atraem.

Vença a si mesmo
Caras legais, bonzinhos e miguxos costumam se preocupar mais com os problemas das amiguxas do que com sua própria imagem. Portanto, deixe de ser um bundão acomodado e gaste tempo com você mesmo, seja por entrar numa academia para melhorar sua aparência e condicionamento físico ou desenvolvendo seu conhecimento estudando.

Vá trabalhar, estudar, ganhar músculos e pare de se preocupar em agradar vaginas o tempo todo. Ao se tratar como prioridade, as mulheres também o enxergarão desta forma.

Entenda de uma vez por todas o comportamento feminino
Esqueça o que aprendeu sobre as mulheres em romances imbecis e comédias românticas gays. Isso não funciona.


Retirado e adaptado de:

domingo, 30 de outubro de 2011

A Árvore Genealógica dos Deuses Gregos

Por Roberto M.
A Mitologia Helênica é bastante rica em termos de contos e explicações da origem do mundo, é uma das mais geniais concepções que a humanidade produziu.

Os gregos, com sua fantasia, povoaram de divindades o céu, a terra, os mares e o mundo subterrâneo. Tudo era atribuído aos poderes dos deuses, que segundo a crença geral, moravam no Monte Olimpo.

Para entender melhor as numerosas tradições da mitologia grega, vamos tentar mostrar a origem e descendência dos deuses.

Segundo Hesíodo (o mais antigo poeta grego de que se tem notícia com alguma certeza) em seu trabalho “Teogonia” (escrito cerca de 700 anos a.C.), no começo havia o Caos (o ponto inicial).

Depois veio Géia (Terra), o escuro Tártaro (as mais baixas profundezas da Terra) e Eros (o amor).

Géia deu à luz seu filho Urano (também conhecido como Céu).

Posteriormente, Géia e Urano uniram-se para criar, entre outros, os doze Titãs (os pais e avós dos deuses olímpicos).

Urano (a primeira figura de pai na mitologia grega) ficou ressentido com os filhos que teve com Géia e os devolveu ao seio materno logo que nasceram.

Géia com grande dor e ansiedade apelou, então, a seus filhos Titãs para que a ajudassem.

Com medo, ninguém interferiu, exceto o mais jovem, Crono, que em conluio com Géia, armado com uma foicinha ficou de tocaia à espera do pai.

Quando Urano veio para unir-se com Géia, deitando-se sobre ela, Crono pegou a foicinha, cortou os órgãos genitais de seu pai e os atirou ao mar.

A partir daí, Crono tornou-se o deus mais poderoso do sexo masculino. Ele e os Titãs reinaram sobre o universo e criaram novas divindades.

Crono uniu-se a Réia, sua irmã titânida e dessa união nasceu a primeira geração de olímpicos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon e Zeus.

Novamente um pai tenta eliminar seus filhos.

Agora é a vez de Crono, que avisado antecipadamente que seu destino seria ser suplantado pelo seu próprio filho, resolveu não deixar isso acontecer. Engoliu cada criança imediatamente após o nascimento, sem nem mesmo olhar se era filho ou filha. Devorou três filhas e dois filhos.
Abalada com o destino de seus filhos e novamente grávida, Réia apelou a Géia e a Urano (seus pais) para ajudá-la a salvar seu próximo filho e a punir Crono (por ter castrado Urano e engolido os cinco filhos anteriores).

Para enganar Crono, os pais de Réia pediram-lhe que, após o nascimento, embrulhasse uma pedra na fralda. Na pressa, Crono engoliu a pedra pensando que fosse a criança.

A criança salva era Zeus, que tempos depois, em segredo, enganou seu pai e o fez vomitar todos os filhos que havia engolido. Com a ajuda deles, após uma prolongada luta, derrotou Crono e os Titãs e os prendeu no calabouço de Tártaro.

Após a vitória, os três irmãos deuses (Zeus, Posídon, e Hades), por sorteio, dividiram o universo entre si. Zeus ganhou o céu, Posídon o mar e Hades o inferno. Embora se supusesse que a terra e o Olimpo fossem território a ser compartilhado, Zeus expandiu seu governo sobre todas essas áreas. As três irmãs (Héstia, Deméter e Hera) não tinham direito de propriedade, devido à natureza patriarcal da religião.

Zeus teve várias ligações sexuais, das quais resultaram as seguintes gerações de divindades:

- Ares (deus da guerra) e Hefesto (deus da forja): filhos de Zeus e Hera (sua cônjuge real);
- Ártemis e Apolo (deus do sol): filhos de Zeus e Leto;
- Atenas: filha de Zeus e Métis;
- Perséfone: filha de Zeus e Deméter;
- Hermes (deus mensageiro): filho de Zeus e Maia;
- Dionísio: filho de Zeus e Sêmele (uma mulher mortal);
- Afrodite: filha de Zeus e Dione. Entretanto, há outra versão onde Afrodite antecedeu Zeus.

 Bibliografia:
1)  Hesiod – Theogony, in Hesiod, The University of Michigan Press, Ann Arbor, Michigan, 1959.
2) Goddesses in Everywoman – Jean Shinoda Bolen – Harper & Row, San Francisco, 1984.

sábado, 29 de outubro de 2011

Coisas que Todo Homem Deveria Saber Fazer


Não digo que tiro de letra todos os itens, mas não estou tão mal na fita. E você? Quantas coisas consegue fazer?

***

1. Limpar seu apartamento – Certo, você tem uma faxineira. Mas um dia pode ficar sem ela ou sem grana. Pegue uma vassoura, panos, rodo e trabalhe.

2. Trocar o pneu – Não tem nada mais humilhante do que ter que pedir pra um amigo ou chamar o seguro só pra trocar o pneu. Se você tiver as ferramentas básicas e um cérebro pelo menos semi-funcional, a tarefa não deve durar mais que 10 minutos.

3. Desabotoar um sutiã – Quando você entende que todo sutiã é preso por simples ganchinhos, vai entender que basta um movimento para abri-lo. Treine sozinho até conseguir fazer com uma mão só. Queima filme o cara que demora 10 minutos pra desabotoar o sutiã da moça.

4. Dar um nó na gravata – Você nunca sabe quando pode precisar. Não chegue ao ponto de ter que ligar pro sogro pra pedir instruções.

5. Fazer uma fogueira – Se você consegue fazer fogo, pode sobreviver em praticamente qualquer lugar. Comece treinando com churrasqueiras, lareiras, e depois evolua para o próximo passo.

6. Servir cerveja – Não tem nada pior do que te servirem cerveja e ela vir com metade do copo composto de espuma. E você não precisa ser um garçom pra entender que basta inclinar um pouco o copo enquanto serve que está tudo resolvido.

7. Escolher um bom vinho – Vinho é uma das bebidas mais sexy que existem e você tem que ter algumas opções na manga. Chegar na prateleira de do mercado com ela e ficar procurando no Google sugestões de vinhos é queima filme.

8. Montar uma barraca – Pode parecer uma tarefa simples – até que você tenha que fazê-la. Você sempre pode recorrer ao manual.

9. Passar uma camisa – Você precisa saber que nem sempre vai ter uma faxineira ou mãe pra fazer isso por você. Numa viagem, por mais organizada que sua mala esteja, você sempre vai ter que lidar com roupas amarrotadas e, provavelmente, ninguém pra te ajudar. Treine em casa enquanto pode.

10. Dançar – Ninguém está te pedindo pra incorporar o Fred Astaire, mas você tem que saber se portar numa pista de dança como uma pessoa normal. Esqueça os passos ensaiados que você aprendeu nos anos 80 e 90. Mantenha a coisa simples. Caras que dançam atraem mais mulheres.

11. Embaralhar cartas – Caras que não conseguem embaralhar cartas decentemente, geralmente são os que mais perdem nas partidas.

12. Saber com exatidão onde fica o clitóris – Pode parecer mentira, mas muitos homens não sabem qual a diferença entre clitóris e lábios.

13. Limpar uma carne – Pode ser novidade para você, mas os peixes, frangos e derivados, não nascem na bandeja de isopor do supermercado. Alguém teve que abrir o bicho, tirar as entranhas, e fazer uma boa limpeza antes dela chegar no seu prato limpinha. Tente fazer o processo desde o começo pelo menos uma vez na vida – inclusive matar o bicho. Você vai valorizar muito mais o bife de cada dia depois disso.

14. Apertar mãos – Apertos de mãos dizem muito sobre a sua pessoa. Não aperte a mão de alguém frouxamente se não quer ser visto como um frouxo. Aperte com firmeza e olhe diretamente nos olhos da pessoa.

15. Cuidar de um doente – Você nunca sabe quando pode ter que cuidar de um amigo doente em lugares onde chegar num hospital pode levar um dia. Aprenda os primeiros socorros básicos.

16. Trabalhar depois de uma noitada – Todo mundo tem seu remédio pra ressaca. Café, Gatorade, 2 Engovs. Ninguém te obrigou a beber e você sabia que a vida ia continuar no dia seguinte, mesmo com 2 horas de sono e muito álcool ainda no sangue.

17. Fazer uma mulher gozar usando a boca e dedos – Pesquisas mostram que só 30% das mulheres conseguem gozar única e exclusivamente com penetração. Os 70% restantes, precisam da sua boca e dedos.

18. Abrir uma garrafa sem abridor – Não é todo mundo que anda com um abridor no bolso e um dia você pode ter que resolver o problema com um isqueiro ou com alguma superfície firme. Só não tente usar os dentes, se não quiser acabar numa visita ao dentista.

19. Trocar uma fralda – Certo, você não tem planos de ser pai, mas algum dia pode acabar sobrando pra você cuidar do sobrinho pequeno ou do filho do amigo. É melhor ter o mínimo de noção de como agir nessas horas.

20. Fazer um drink – No dia em que não tiver cerveja e nem vodka com energético, você vai precisar se agilizar de outras formas.

21. Cozinhar algo além de miojo e ovo frito – Você pode não gostar de cozinhar, mas algum dia pode usar essa prática ao seu favor. Não precisa ser nenhum Jamie Oliver, mas tenha 2 ou 3 pratos  testados e aprovados na manga.

Retirado de: http://tincuetchento.com/2011/09/29/21-coisas-que-odo-homem-deveria-saber-fazer/

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

“Quando um dedo aponta para a lua, o tolo olha para o dedo.”

(Provérbio Chinês)




Um monge aproximou-se de seu mestre - que se encontrava em meditação no pátio do Templo à luz da lua - com uma grande dúvida:

"Mestre, aprendi que confiar nas palavras é ilusório; e diante das palavras, o verdadeiro sentido surge através do silêncio. Mas vejo que os Sutras e as recitações são feitas de palavras; que o ensinamento é transmitido pela voz. Se o Dharma está além dos termos, porque os termos são usados para defini-lo?"

O velho sábio respondeu: "As palavras são como um dedo apontando para a Lua; cuida de saber olhar para a Lua, não te preocupes com o dedo que a aponta."

O monge replicou: "Mas eu não poderia olhar a Lua, sem precisar que algum dedo alheio a indique?"

"Poderia," confirmou o mestre, "e assim tu o farás, pois ninguém mais pode olhar a lua por ti. As palavras são como bolhas de sabão: frágeis e inconsistentes, desaparecem quando em contato prolongado com o ar. A Lua está e sempre esteve à vista. O Dharma é eterno e completamente revelado. As palavras não podem revelar o que já está revelado desde o Primeiro Princípio."

"Então," o monge perguntou, "por que os homens precisam que lhes seja revelado o que já é de seu conhecimento?"

"Porque," completou o sábio, "da mesma forma que ver a Lua todas as noites faz com que os homens se esqueçam dela pelo simples costume de aceitar sua existência como fato consumado, assim também os homens não confiam na Verdade já revelada, pelo simples fato dela se manifestar em todas as coisas, sem distinção. Desta forma, as palavras são um subterfúgio, um adorno para embelezar e atrair nossa atenção. E como qualquer adorno, elas podem ser valorizadas mais do que é necessário."

O mestre ficou em silêncio durante muito tempo. Então, de súbito, simplesmente apontou para a lua.

Conto Zen.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Amor Também Passa?

"Amar é sofrer. Para impedir o sofrimento, não deve-se amar. Mas então sofre-se por não amar. Portanto, amar é sofrer, não amar é sofrer, sofrer é sofrer. Estar feliz é amar, estar feliz é então sofrer, mas o sofrimento causa infelicidade. Portanto, para se estar infeliz basta amar, ou amar sofrer, ou sofrer de muita felicidade." (Love and Death, Woody Allen)


Somos bombardeados todos os dias com o famoso conceito do "true love", o amor verdadeiro. Nas novelas, nos livros, no seriados, nos filmes ou no papo despretensioso. Basta ligar a televisão num horário de filme que provavelmente este contará a história de um mocinho que deve conquistar/reconquistar sua amada. Ou ao contrário. Pode ser comédia, aventura, drama.

Enfim, a epidemia romântica toma conta até do universo geek, onde os cavaleiros só se tornam heróis depois que desposam alguma bela donzela. Bela donzela, para ressaltar.

A evolução da história (estória, diria os mais antigos) consiste em basicamente encontrar uma pessoa bonita => se apaixonar => viver momentos felizes => fazer alguma besteira => perder o amor => buscar pela reconquista => a reconquista => final feliz. O velho mito aplicado ao mundo sentimental.

Mas, a arte imita a vida ou a vida imita a arte?

Quantas vezes os cidadãos comuns já encontraram a sua alma gêmea, o amor perfeito, aquela pessoa que merece toda uma vida compartilhada. Inicia-se então a fase das promessas, da negação de um fim, que inevitavelmente chegará.

Sim, pois os amores chegam ao fim. Um chora, outro fica de coração perdido. Alguns saem pulando pela rua como se tivessem ganhado a Copa do Mundo.

Onde está toda aquela paixão do início? Toda aquela labareda apaga-se como uma pequena vela.
Alguns dirão: "Ah, pois não era um amor verdadeiro. O amor sobrevive a tudo!". Uma concepção extremamente idealizante. Assim como todas as frases bonitas que foram declaradas.

Todo amor é verdadeiro, enquanto existe.

O grande problema é que o amor verdadeiro nunca chegará. Se vovô e vovó estão juntos até hoje não é porque eles se amam. Talvez porque um necessita da aposentadoria do outro, enquanto o outro precisa de uma companhia e cuidado. Provavelmente, nesta relação cresceu um sentimento de companheirismo. Mas não de amor. Pois o amor se apagou, como todas as mensagens escritas nas cascas de árvores, nomes envoltos em coração desenhados na areia e as fotos que foram excluídas do perfil do Facebook.

Que seria esse amor então? Racionalmente, poderia-se definir como uma atração momentânea por determinadas características. Puro interesse.

É a menina que se interessa pelo cara popular da escola, do garoto que se interessa pela aparência física da líder de torcida. Às vezes, é interesse simplesmente por uma companhia, algum ombro confortável, alguma palavra carinhosa. Mas ainda assim, é só interesse.

Não há nenhuma lei física no Universo que irá atrair dois corpos até eles se enrolarem nos endredons da noite fria de Inverso. É o interesse que moveu essas pessoas. Algumas variáveis independentes, como o frio, outras dependentes, como a existência de uma cama com endredom.

E o que motiva esse interesse? Status social, na maioria dos casos.

Já foi o tempo da imagem do Lobo Solitário, que como Chuck Norris, combatia o crime por paixão, vivendo sozinho no meio do deserto do Arizona.

Poder-se-ia considerar essa constatação deprimente. Pode ser, uma vez que fomos educados a acreditar em historinhas de finais felizes.

Mas quando estamos na vida temos que aprender a suportar o fim.

Isso não implica na necessidade de uma vida de estoicismo. Que se viva o amor do momento. Mas saiba que ele está fadado a terminar, e como as bactérias dissolvem o cadáver putrefado, os laços se romperão e os interesses iniciais que motivaram aquele "amor inaplacável" irão enterrar seu próprio túmulo.

Não que isso seja ruim. A vida é uma coleção de experiências, que tenhamos todas quanto possíveis. Com moderação.

Se um dia encontrar um amor, e esse amor crescer para companheirismo, tome esta oportunidade como uma bonificação do Universo, e seja feliz. Que seja eterno enquanto dure.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Christian - O Leão

Christian foi um leão encontrado em 1969 por dois australianos que moravam em Londres, John Rendall e Anthony 'Ace' Bourke (erroneamente citado num artigo do Daily Mail como Ace Berg) na loja de departamentos Harrods. Eles o encontraram, a venda, no departamento de animais exóticos e, comovidos com suas condições e futuro, decidiram comprá-lo.

Rendall E Bourke cuidaram do leão até que ele tivesse um ano de idade. O tamanho cada vez maior de Christian e o custo para mantê-lo fizeram com que eles percebessem que não poderiam mantê-lo em Londres por muito tempo.

A solução veio quando Bill Travers e Virginia McKenna, estrelas do filme Born Free, visitaram a loja de móveis de Rendall e Bourke, onde Christian passava seus dias. Travers e McKenna sugeriram, então, que eles pedissem a ajuda de George Adamson, um conservacionista Kenyano que, justamente com sua esposa Joy, foi o assunto de seu filme. Adamson concordou em ajudá-los na adaptação de Christian para a vida selvagem na Reserva Nacional de Kora.

Adamson gradualmente apresentou Christian a um leão mais velho - 'Boy' - e, subsequentemente, para a filhote fêmea Katiana, na tentativa de formar o núcleo de um novo bando. No entanto, alguns infortúnios assolaram este novo bando: Katiana foi, provavelmente, devorada por crocodilos enquanto bebia água. Outra fêmea foi morta por leões selvagens. Os eventos atingiram 'Boy' de forma tal que ele perdeu sua habilidade de socializar-se com outros leões e humanos. Ele acabou sendo baleado no coração por Adamson, depois de ferir um homem fatalmente.

Desta forma, Christian acabou sendo o único sobrevivente do bando original. Adamson continuou seu trabalho, e, após um ano o bando estabeleceu-se na região de Kora, tendo Christian como o líder do bando iniciado por 'Boy'.

Quando Rendall e Bourke foram informados por Adamson do exitoso resultado em 1971, eles viajaram para o Kenya para visitar Christian. A visita foi filmada e transformou-se no documentário Christian, The Lion at World's End. De acordo com este documentário, Adamson alertou Rendall e Bourke para a possibilidade de Christian não recordar-se deles, mas o filme mostra um leão, inicialmente cauteloso, correndo ao encontro dos dois homens, envolvendo os braços em torno dos seus ombros e lambendo seus rostos. O documentário também mostra as fêmeas Mona e Lisa, e um filhote chamado Supercub saudando os dois homens, devido à influência de Christian.

Rendall conta de um encontro final, ocorrida em 1972. Nesta época, Christian já estava a frente de seu próprio bando, tinha filhotes seus e era quase duas vezes maior do que no vídeo do encontro de 1971. Adamson avisou-os de que a viagem poderia ser em vão, porque ele não via o bando de Chirstian há 9 meses. Entretanto, eles descobriram, ao chegar em Kora, que Christian e seu bando haviam retornado para o complexo de Adamson no dia anterior a sua chegada.

Rendall descreve a visita que ele. Bourke e George Adamson fizeram: "Nos o chamamos, ele levantou e começou a caminhar em nossa direção, lentamente. Então, como se tivesse se convencido de que eramos nós mesmos, ele começou a correr ao nosso encontro, pulando sobre nós e nos abraçando, como ele costumava fazer, colocando suas patas sobre nossos ombros."
O reencontro durou até o dia seguinte, pela manhã, quando todos foram dormir. De acordo com Rendall, esta foi a última vez que alguém viu Christian.

Um filme chamado Christian, The Lion at World's End documentou a ida de Christian da Inglaterra para o Kenya e sua bem-sucedida adaptação à vida selvagem.

Um popular vídeo do encontro (editado a partir do documentário) disseminou-se mundialmente, mais de 30 anos após o evento. Em agosto de 2008 o encontro, em suas várias versões, havia sido visto mais de 20 milhões de vezes.


terça-feira, 25 de outubro de 2011

"Toda Dor Vem do Desejo de Não Sentirmos Dor"

Nos dias que seguem vemos que as pessoas estão cada vez mais intoleráveis a uma característica humana inescapável que é o sofrimento. Já abordei essa ideia aqui e aqui nesse espaço e agora vejo uma notícia no MDig (http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21411) que leva a necessidade atual de escapar das vicissitudes da vida um passo além; simplesmente pagando por isso. É a confirmação  e aplicação da máxima capitalista preconizada por Karl Marx onde ele afirma que no Capitalismo tudo é mercadoria. Veja abaixo:


***

Estreou na China um peculiar serviço que, muitos opinam, poderia ter um notável sucesso comercial.  Levando em conta que as rupturas amorosas nunca são fáceis  e que comummente derivam em episódios dramáticos, incômodos ou inclusive semi-traumáticos para alguma das duas partes, um jovem empresário chinês, Tu Weiming, oferece a possibilidade de que qualquer pessoa contrate um agente para evitar a tensão desse momento.
  
Entre alguns dos casos memoráveis que atendeu, Weiming relata uma ocasião em que um de seus clientes lhe contratou para terminar o relacionamento com sua noiva. Ao apresentar-se para a garota e dar-lhe a notícia, ela decidiu pagar três vezes mais o que Weiming tinha recebido para que manifestasse a seu cliente original que era ela quem pagava por se desfazer dele.

O preço de tua ansiada liberdade, bem como o de evadir o incômodo trâmite para consegui-la, é de apenas 150 yuans (aproximadamente 40 reais). Ao pagar esta tarifa os "agentes de ruptura", como estão sendo chamados os fornecedores deste tipo de serviço, abordam à "vítima" e informam que seu, até então, parceiro não deseja continuar com a relação.



***

O título do post vem de um trecho da música "Quando o sol bater na janela do seu quarto" do disco “As Quatro Estações” de 1988 que tem letras que retratavam os conflitos da adolescência, com referencias à Bíblia, Camões e Buda (de onde parece vir a ideia de sofrimento trabalhada na letra). Este álbum iniciou uma nova fase para a Legião. Deixada de lado a fúria do disco anterior, “Que País é Este” lançam um albúm mais sereno, que fala de assuntos espirituais, sentimentais e temas como AIDS (Feedback Song For A Dying Friend), Homossexualismo (Meninos e Meninas), sem deixar de lado a crítica (1965 - Duas Tribos).

Informações sobre o Legião Urbana retiradas de: 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Filosofia Taoísta



Do Caminho surge um (aquele que está consciente), de cuja consciência por sua vez surge o conceito de dois (yin e yang), dos quais o número três está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo finalmente por extensão a totalidade do mundo como o conhecemos, as dez mil coisas, através da harmonia das Wuxing. O Caminho enquanto passa pelos cinco elementos do Wuxing é também visto como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um ciclo de vida e morte nas dez mil coisas do universo fenomênico.

Aja de acordo com a natureza, e com sutileza em lugar de força.

A perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da pessoa, até chegar a uma fonte mais profunda que guie sua interação pessoal com o universo. O desejo obstrui a habilidade pessoal de entender O Caminho , moderar o desejo gera contentamento. Os taoístas acreditam que quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, brota para substitui-lo. Em essência, a maioria dos taoístas sente que a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar forçá-la a ser o que não é. Idealmente, não se deve desejar nada, "nem mesmo não desejar".

Unidade: ao perceber que todas as coisas (inclusive nós mesmos) são interdependentes e constantemente redefinidas pela mudança das circunstâncias, passamos a ver todas as coisas como elas são, e a nós mesmos como apenas uma parte do momento presente. Esta compreensão da unidade nos leva a uma apreciação dos fatos da vida e do nosso lugar neles como simples momentos miraculosos que "apenas são".

Dualismo, a oposição e combinação dos dois princípios básicos Yin e Yang do universo, é uma grande parte da filosofia básica. Algumas das associações comuns com Yang e Yin, respectivamente, são: masculino e feminino, luz e sombra, ativo e passivo, movimento e quietude. Os taoístas acreditam que nenhum dos dois é mais importante ou melhor que o outro, na verdade, nenhum pode existir sem o outro, porque eles são aspectos equiparados do todo. São em última análise uma distinção artificial baseada em nossa percepção das dez mil coisas, portanto é só nossa percepção delas que realmente muda.

Retirado e adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taoismo
Imagens do Google.

domingo, 23 de outubro de 2011

Mitos e Verdades Sobre a Atividade Física

Quem nunca ouviu uma pessoa dizer que está fazendo atividades físicas com frequência, mas, ao invés de perder peso, está engordando? Ou ainda que está ‘se matando’ para fazer abdominais e a sonhada barriga tanquinho não ‘chega’ de jeito algum?

Esses são apenas alguns dos muitos mitos que rondam os corredores das academias de ginástica e, sem dúvida, esclarecê-los ajudará muito nos resultados da malhação. Veja abaixo a lista dos principais mitos e verdades sobre a prática da atividade física.

1 – Estou malhando e me alimentando bem, mas continuo engordando.

Mito.  Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas.

2 – Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias.

Mito. Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e, assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

3 – É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente.

Mito. Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

4 – Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular.

Verdade. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis.

5 – Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.

Mentira. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

6 – Como quero perder peso, o ideal é malhar sem comer.

Mentira. O corpo precisa de energia para funcionar. Sem comer, o corpo armazena gordura para conseguir se manter em funcionamento.

7 – Musculação exige alimentação diferenciada.

Depende. Para aumentar a massa, o corpo precisa de maior consumo de energia, vinda dos carboidratos, das proteínas e dos sais minerais. Se o cardápio do dia a dia for rico em nutrientes, não há necessidade de suplemento alimentar. Caso contrário, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista.

O indivíduo poderá aproveitar o que a prática da atividade física tem de melhor ao realizar os exercícios corretamente. Sensação de bem-estar, melhora na autoestima e no estresse, bem como o auxílio no controle de diversas doenças e sua contribuição para garantir ossos, articulações e músculos sadios, serão as consequências. Aproveite!

Por: Jairo Diogenes – CREF 009558 G/SP – Educador físico e coordenador técnico do Centro de Bem-Estar Levitas.

Fonte: [Idmed]



sábado, 22 de outubro de 2011

Série Musical: Your Song

Essa é sem dúvida uma das músicas mais bonitas já feitas... E uma declaração de amor perfeita. Abaixo segue a letra com a tradução e vídeos retitados do YouTube com aquelas que acho serem as melhores versões: com o autor Elton John, Al Jarreau e Billy Paul (minha preferida), além da versão meio declamada do filme Moulin Rouge.

***

"Your Song" é uma canção composta por Elton John (música) e Bernie Taupin (letra) em 1967. Está em seu segundo álbum, intitulado "Elton John", e foi seu primeiro single nas paradas de sucesso.

Um cover cantado por Ewan McGregor para Nicole Kidman foi incluído no musical Moulin Rouge!

Your Song é conhecida por ter sido escrita em um tempo extremamente curto. Taupin (com dezessete anos) escreveu a letra durante o café da manhã e Elton demorou vinte minutos para compor a música para ela.

Outros artistas que gravaram covers desta canção: Andy Williams, Al Jarreau, Billy Paul, Boyzone, Cilla Black, Ellie Goulding, Garth Brooks, Keane, Rick Wakeman, Rod Stewart, Roy Orbison, Three Dog Night, Paulo Ricardo, Patti LaBelle, Yuri Buenaventura (em espanhol), Cameron Mitchell.

***

YOUR SONG
It's a little bit funny this feeling inside
I'm not one of those who can easily hide
I don't have much money but boy if I did
I'd buy a big house where we both could live

If I was a sculptor, but then again, no
Or a man who makes potions in a travelling show
I know it's not much but it's the best I can do
My gift is my song and this one's for you

And you can tell everybody this is your song
It may be quite simple but now that it's done
I hope you don't mind
I hope you don't mind that I put down in words
How wonderful life is while you're in the world

I sat on the roof and kicked off the moss
Well a few of the verses well they've got me quite cross
But the sun's been quite kind while I wrote this song
It's for people like you that keep it turned on

So excuse me forgetting but these things I do
You see I've forgotten if they're green or they're blue
Anyway the thing is what I really mean
Yours are the sweetest eyes I've ever seen

Tradução:

YOUR SONG
É um tanto engraçado este sentimento interior
Eu não sou do tipo de pessoa que consegue esconder facilmente
Não tenho muito dinheiro, mas garoto, se eu tivesse
Compraria uma grande casa onde nós dois poderíamos viver

Se eu fosse um escultor, mas poxa, não sou
Ou um homem que faz poções em um circo
Eu sei que não é muito, porém é o melhor que eu posso fazer
Meu presente é minha canção e esta é para você

E você poderá contar para todo o mundo que esta é sua canção
Talvez ela seja bastante simples, mas agora que está terminada
Eu espero que você não se importe (bis)
Que eu tenha colocado em palavras
Como a vida é maravilhosa enquanto você está no mundo

Me sentei no telhado e retirei o musgo
Bem... alguns dos versos me colocaram em uma encruzilhada
Mas o sol estava adorável enquanto eu escrevia esta canção
É para pessoas como você, que a mantém viva

Então perdoe-me se eu esquecer, mas estas coisas eu faço
Perceba que esqueci, se são verdes ou são azuis
De qualquer maneira, bom... o que eu realmente quero dizer
É que seus olhos são os mais doces que já vi.





Informações retiradas de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Your_Song

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O I Ching


O Que É
O Livro das Mutações é considerado como uma das obras mais antigas editadas pela humanidade, com idade entre 4000 e 5000 anos. Embora a versão escrita tenha sido ampliada com comentários em séculos posteriores, os fundamentos filosóficos originais desta obra magistral se perdem no tempo.
Sua unidade básica é formada por duas linhas: uma completa e outra interrompida. A linha completa simboliza o Yang, enquanto que a outra representa o Yin. Yin e Yang são as duas “polaridades” complementares que fundamentam todo o Universo.


Yang
Yin
Essas “forças” estão agrupadas em três linhas que formam o chamado trigrama (kua, em chinês). Nesse trigrama a linha superior representa o Céu, a inferior a Terra e a linha central, o Homem. Isso demonstra os princípios mais elementares do taoísmo, onde tudo é formado por Yin e Yang, sendo que o homem se situa entre o Céu e a Terra, forças básicas que regem nossa vida.
Ao variarmos a posição e o tipo de linhas, encontramos oito trigramas possíveis que formam o Pa (oito) Kua (trigrama, símbolo).
Para a montagem do I Ching, que representa todas as leis do Universo, os trigramas tiveram que ser agrupados em diagramas mais complexos. Tomados dois a dois, originaram os hexagramas, formados por seis linhas. Oito trigramas tomados dois a dois perfazem um total de sessenta e quatro hexagramas possíveis. Esses sessenta e quatro símbolos constituem o núcleo principal do I Ching.
Exemplo de Hexagrama
Posteriormente o I Ching recebeu os textos conhecidos como “julgamentos”, atribuídos ao Rei Wen, bem como os textos que comentam cada linha do hexagrama, atribuídas ao Duque de Chou. Esses textos foram introduzidos à guisa de melhorar a compreensão dos complicados simbolismos de cada hexagrama. Por volta do século IV a.C. o Livro das Mutações recebeu sua última inclusão na forma de comentários feitos por Confúcio, considerado um dos maiores estudiosos do I Ching de todos os tempos.
O Livro das Mutações é peça fundamental na construção de toda a cultura chinesa. Desde as artes até a estratégia militar e filosofia possuem um leve sabor do I Ching. Supõe-se que a Arte da Guerra e o Tao Te Ching, por exemplo, tenham sido inspirados pelos ensinamentos do I Ching. Sua influência nas artes é notória pela quantidade de vasos e móveis que seguem formas octogonais com trigramas estampados.
História do I Ching
Podemos classificar a história do I Ching em três fases distintas:
I [Yi] 
Chou I [Zhou Yi]
I Ching [Yi Jing]

I [Yi] (antiguidade-1027 a.C.)
Essa fase mostra a transição dos velhos rituais xamânicos em sistemas filosóficos mais elaborados. Uma das grandes contribuições desse período está na criação dos Kua, os conhecidos trigramas e hexagramas, pelo sábio Fu Xi.
O célebre Imperador Fu Xi (Fu Hsi), a quem se atribui a criação do Pa Kua, também é reconhecido como o criador do Mapa do Rio, conhecido em chinês como Ho Tu.

Fu Xi é um dos três primeiros imperadores míticos, antecessor de Huang Ti (O Imperador Amarelo) e o iniciador da civilização chinesa e do I Ching. Fu Xi teria vivido ao redor de 2800 a.C. e teria governado por mais de 100 anos. A ele se atribui também a invenção da rede de pescar, a criação do bicho-da-seda, a domesticação de animais, a música e a base da escrita chinesa. Também foi Fu Xi quem criou os diferentes nomes de família e instituiu que os casamentos deveriam ocorrer entre famílias diferentes. Muitas vezes Fu Xi é representado como meio homem meio cobra ao lado de sua esposa, Nu Gua.
Nessa época, o I Ching não possui qualquer texto, mas suas leituras eram retiradas diretamente dos desenhos de linhas, trigramas e hexagramas
Chou I [Zhou Yi] (1027 a.C.-400 a.C.)
No final da Dinastia Shang (1700-1027 a.C.), a tirania imperava por toda a China. Um homem de grande saber se levantou contra o último tirano Shang e acabou conhecido como Wen Wang (Rei Wen). Devido às suas críticas ao sistema existente, Wen foi condenado à prisão onde ficou por dois anos. Em sua cela, com todo o tempo do mundo ao seu dispor, colocou-se na difícil tarefa de explicar o antigo I através de textos que definissem suas qualidades básicas. Tais textos passaram à ser conhecidos no Ocidente como “julgamentos” e explicam o hexagrama de modo geral. Após sua libertação e a queda da dinastia anterior, seu filho, conhecido como Duque de Chou e fundador da Dinastia Chou, aperfeiçoou o trabalho de seu pai incorporando textos explicativos sobre cada uma das seis linhas que compõe cada um dos 64 hexagramas, conhecidas hoje como “textos das linhas”. É esse conjunto, hexagrama-julgamento-textos das linhas que compõe a estrutura do I Ching, chamado nessa época de Chou I (Mutações dos Chou).
I Ching [Yi Jing] (400 a.C. – hoje)
Confúcio (551-479 a.C.) foi um grande apaixonado pelo estudo do Chou I, reservando a ele um lugar de destaque entre seus Cinco Clássicos. Chegou a afirmar que, se dispusesse de mais 50 anos de vida, os dedicaria integralmente ao estudo desta obra imortal!
Confúcio escreveu centenas de comentários, principalmente a “imagem”, que ilustra o significado do Hexagrama, e as “pequenas imagens”, comentários sobre cada texto de cada linha. Existem ainda outros textos comentando o Chou I atribuídos ao sábio chinês, conhecidos como “As Dez Asas”. Entretanto, pesquisadores divergem da veracidade histórica desses trabalhos, atribuindo sua autoria a discípulos confucianos de épocas posteriores.
Ao conjunto dos textos antigos do Chou I, acrescidos dos textos das imagens escritas por Confúcio, deu-se o nome de I Ching (Clássico das Mutações), por estar inserido na revisão confuciana de antigos textos chineses conhecidos como “Clássicos”. Note-se que essa denominação é muito posterior à morte do filósofo.
Na China, ainda hoje essa obra é mais conhecida popularmente como Chou I, sendo I Ching um termo mais usado no Ocidente.
Oráculo
O I Ching pode ser usado de modo oracular. Essa função difere grandemente de outros métodos como Tarô, Runas, Cartomancia, Jogo de Búzios e Quiromancia, pois não pretende “prever o futuro”, mas indicar aonde se poderia chegar à partir de uma dada situação atual ou próxima. Ele mais “aconselha” do que “prevê”, mostrando os fatores que estão influindo na situação consultada.
Suas respostas cheias de significado, muitas vezes são tomadas com surpresa pelo praticante, tamanha a vivacidade de suas afirmações. Não raro os consulentes tem a impressão de ser algo vivo que está a explicar a situação.
Existem muitas interpretações diferentes para a forma de agir do I Ching. C.G. Jung acreditava que o I Ching colocava o consulente em contato com arquétipos de sabedoria, daí as respostas virem do Inconsciente Coletivo através da Sincronicidade. Outros crêem que a estrutura matemática e binária do I Ching funcione de maneira absolutamente lógica, como se fosse um computador primitivo. Dessa forma, desdenham qualquer crença relacionado ao seu funcionamento, considerado por eles como “científico”. Outros, mais exaltados, acreditam que antigos espíritos induzem a queda das moedas ou o jogo de varetas, levando-os a encontrar a resposta correta. A verdade provavelmente está em algum lugar entre as colocações anteriores, nem muito “científico” e nem muito “místico”.
Livro de Sabedoria
O I Ching também pode ser utilizado como livro de sabedoria, para estudo filosófico. Seus textos estão carregados com o que existiu de mais expressivo na cultura chinesa antiga e pode ser lido como se fosse um livro filosófico normal. Muitas pessoas desdenham a parte oracular, afirmando ser o I Ching um manancial de sabedoria. Mas a verdadeira sabedoria possui muitas faces, daí ser tão importante estudar sua sabedoria como usá-lo em questões mais práticas.
O Livro das Mutações possui raízes muito fortes no Taoísmo, sendo portanto um veículo importante para o estudo, a compreensão e a utilização prática dos princípios taoístas. Muitas das artes taoístas foram influenciadas ou baseadas nessa obra, como o Kung Fu Pa Kua Chang e a Alquimia Taoísta, por exemplo.
Mas para se estudar o I Ching de modo taoísta, é importante que observemos que os comentários são atribuídos a Confúcio e outros sábios. O núcleo principal, formado pelos hexagramas e suas linhas, é que é o verdadeiro cabedal de sabedoria taoísta, explicado de maneira muito concisa por Wen Wang e o Duque de Chou. É comum as pessoas tomarem os comentários pelo texto principal, chegando inclusive a afirmar que o I Ching é um “livro de regras morais”, quando o Taoísmo é uma filosofia amoral. A função do livro nunca foi indicar o caminho correto a ninguém, mas tão somente mostrar várias abordagens do problema e deixar o consulente tomar sua própria decisão, de acordo com sua formação moral ou sua índole, sem influenciá-lo. O Livre Arbítrio em sua forma mais antiga!

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Qigong, para melhoria da qualidade de vida das pessoas.