Seguidores

domingo, 27 de julho de 2014

Reflexões sobre o Nirvana

A GRANDE PROTEÇÃO
Como uma pessoa pode se proteger?
Evitando o que é vil.
E como se consegue isto?
Evitando o esbanjamento infrutífero.
E como se pode fazer isso?
Com a atenção constante,
que aumenta em profundidade
e com um entusiasmo crescente.
E o entusiasmo sadio e abalizado surge
quando o praticante conhece
a grandeza que reside na
serenidade interior.
(Karica in: A Essência do Nirvana)




A MENTE
Todas as coisas estão precedidas pela mente.
Quem conhece a mente conhece todas as coisas.
A mente titubeia como a chama de uma vela;
A mente vai e vem como uma onda;
A mente arde como num colossal incêndio na floresta;
A mente cresce como uma poderosa inundação.
Se considerarmos isto adequadamente
Teremos de viver com a atenção bem dirigida,
até que a mente domestique.
O ser humano não deve se submeter a domínio de sua mente,
deve ser o contrário,
a mente é que obedece ao ser humano.
Quem domina a mente, domina todas as coisas
E não há empecilho para ele.
(Arya-Ratnamegha Sutra in A Essência do Nirvana)




A REGRA MAGNA
Há uma regra que pode servir de resumo
a tudo o que falamos sobre a Doutrina:
"Com o cuidado de não tropeçarmos em nós mesmos,
devemos proteger a todos os seres".
Se tivermos bastante atenção,
a nossa mente não nos trairá,
pois frequentemente ela está tentando nos derrubar.
É ela que, proposital mente,
joga tropeços em nosso caminho.
Cabe a ela mesma nos ajudar.
Como?
Através da prática da atenção.
A mente é fator de perdição,
mas também é de libertação.
E ao nos libertarmos estaremos,
ainda que indiretamente,
ajudando na libertação de outros.
(Arya-Sagaramati Sutra in A Essência do Nirvana)




O PASSADO E O FUTURO
Meus caros monges,
Temos de cultivar os quatro fundamentos da atenção
Para superar e renunciar aquelas teorias
Que se referem ao passado e ao futuro.
Só o presente é o importante.
Umas doutrinas falam de importância do passado,
Mas e o hoje?
Outras doutrinas falam da importância do futuro,
Mas e a atualidade, onde é que fica?
O que passou, passou.
O que está além ainda não chegou,
Ou ainda não chegamos até lá.
O caminho é viver o presente.
E não tem saída.
(Digha-Nikaya in A Essência do Nirvana)




A CONSCIÊNCIA DO PRESENTE
Não recordes as coisas que passaram
E não abrigues esperanças para o futuro.
O passado ficou atrás de ti,
O estado futuro ainda não chegou.
Mas, aquele que com uma clara visão pode ver
que o presente está aqui e agora,
que um Sábio deve aspirar a conseguir
aquilo que nunca pode ser perdido nem alterado.
(Majjhima-Nikaya in A Essência do Nirvana)


segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sobre Filosofia e Livre Pensamento

O Pensamento que Liberta
Por Fabio Almeida 
“Não existe pensador católico. Não existe pensador marxista. Existe pensador. Preso a nada. Pensa, a todo risco” Millôr Fernandes

Nos tempos pré-históricos, encontrava-se o homem num período de escuridão intelectual, sua inteligência achava-se dormente. Tal como uma semente que carrega dentro de si todo o potencial de um dia tornar-se uma grande árvore, assim era o homem, um embrião em estado latente, prestes a se transformar.

À medida que sua compreensão dos fenômenos físicos aumentava, o homem se libertava dos seus medos e distrações, assim, gradativamente, encontrava mais tempo para refletir sobre a sua existência e buscar o conhecimento. Movido pela curiosidade, o homem passou a buscar um entendimento lógico e sistemático da realidade natural, da origem do cosmos, bem como, o entendimento do próprio pensamento.

Portanto, se filosofia é amor pela saber, ela não nasceu na Grécia, mas sim, no dia em que o homem despertou sua inteligência do sono da ignorância. É claro que não podemos tirar o mérito dos gregos, por serem, provavelmente, os primeiros a elaborar uma forma de pensamento que se desvincula das explicações míticas e religiosas, formalizando o que hoje chamamos de filosofia. Mas não foram eles os inventores do livre pensar.

Grandes civilizações da antiguidade já faziam suas especulações filosóficas, entretanto, o caráter religioso desses pensadores fez com que hoje fossem categorizados como místicos e não como filósofos.

Antes de tudo, um livre pensador, é um amante do saber.  Não se importando se esse conhecimento é de origem filosófica, científica ou religiosa, mas se esse conhecimento é significativo para sua vida, para sua evolução como ser humano.

Da mesma forma que o capitão de um navio, utiliza-se de uma bússola com quatro pontos cardeais para orientar-se pelos mares, também o livre pensador, que é o capitão do seu destino, precisa de quatro pontos cardeais para orientar sua navegação pelos turbulentos mares do conhecimento. No entanto os quatro pontos cardeais, a saber, são: o da ciência, da religião, da filosofia e da arte. Seu destino: autoconhecimento e autorrealização.

Quando possível, é através da Ciência que o livre pensador tira a prova real das suas reflexões. Portanto, aqui, a ciência é vista sob uma óptica um pouco diferente do cientificismo materialista. A Ciência representa o pensamento livre e esclarecido, e a entendemos em seu significado original, do latim Scientia, significando, conhecimento.

Conhecimento este que deve ser útil e prático para o próprio indivíduo, pois, conhecimento que não se usa, atrofia, tal como um músculo quando não se movimenta. Assim também funcionam nossos neurônios, pesquisas recentes indicam que as áreas do cérebro não exercitadas, são progressivamente desativadas.

Ao livre pensador, religião é a vivência espiritual que ocorre no interior de cada um. Através dela procuramos ligar nosso espírito individual com a essência do Universo. Mas uma religião não institucionalizada, uma religião que não é alienante, que não possui dogmas inquestionáveis ou leis imutáveis, mas que pretende se realizar no interior do indivíduo, tal como o significado real da palavra religião, religar-se com o divino, o grande Todo universal.

Filosofia é simplesmente, “amor pela sabedoria”, união das palavras gregas philos e sophia, e a compreendemos como uma atitude natural do homem que, movido pela curiosidade, realiza a busca pelo conhecimento de si mesmo, das suas verdades, a fim de compreender os mistérios da alma e do cosmos. Acordando com as antigas inscrições do oráculo de Delfos “Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”.

Entretanto, o livre pensador, não deve obediências à filosofia acadêmica, que infelizmente aprisionam seus alunos em labirintos metodológicos. Mas deve obediência a si mesmo, a sua consciência. Não devendo reduzir sua capacidade de pensar aos métodos, que em muitas ocasiões são tão úteis como formas de gelo: congelar o pensamento em blocos iguais.

Como nos atenta o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, os alunos de filosofia devem: “pesquisar aquilo que não querem, de uma forma que não querem, a fim de garantir verbas institucionais de pesquisa em grande escala. Esmagamos a criatividade e as intenções dos alunos fazendo deles uma infantaria estatística. A universidade mente: quer formar rebanhos dizendo que defende a liberdade de pensamento”.

Arte, do latim Ars, significa técnica ou habilidade de criar algo. Esse processo de criação ocorre a partir da percepção que temos de algo, assim, expressamos emoções e ideias através das habilidades que desenvolvemos. Ao final desse processo, cada obra ganha um significado único.

Através da arte, o livre pensador materializa suas reflexões, assim, ideias podem ser expressas através da música, da escultura, do desenho ou da literatura. Para tal, o artista deve expressar-se sinceramente, sem a intervenção de metodologias ortodoxas, que por muitas vezes, desviam o pensamento autêntico, convertendo o artista num mero refém de teorias.

Filósofo ou Livre Pensador?

Antes de Pitágoras, o filósofo era chamado de sábio, mas ele entendia que esse termo qualificativo caberia apenas ao Eterno, ao Criador de todas as coisas, que tudo sabe. Portanto, para Pitágoras, o homem em sua pequenez só pode ser um buscador da sabedoria, um amigo da sabedoria, ou filósofo, união das palavras philos e sophia.

Philos é um termo grego que dá significado a uma das facetas do Amor. É o amor fraterno, o amor entre a família, o amor entre amigos, pais e filhos. E está diretamente relacionado com o nível mental do ser humano. Vale lembrar que os gregos utilizavam três palavras distintas para os diferentes aspectos do amor: eros, philos, e ágape.

Sophia, também de origem grega, significa Sabedoria. Sophia, em algumas ramificações do cristianismo e judaísmo, é também considerada como sendo o aspecto feminino de Deus. Logo, todo livre pensador é também um filósofo, mas talvez, nem todo filósofo seja um livre pensador.

O filósofo que também é livre pensador é o amante da sabedoria que não tem seus pensamentos restringidos por normas acadêmicas. Academia essa, que está longe de ser aquela fundada por Platão, onde seus integrantes buscavam o livre pensar em sua forma mais pura, sem as normas e os “métodos infalíveis” propostos pela academia atual. Pois antes de tudo, um livre pensador não se preocupa em provar nada para ninguém, ele simplesmente pensa. Uma vez transmitida a mensagem, a lei é a mesma que ocorre nas redes sociais: gostou? curta! quer dividir com mais alguém? compartilhe!

Contudo, ele tem a liberdade para navegar pelos diversos afluentes do grande rio do conhecimento, usar tudo, sem apegar-se a nada. Até que um dia, trilhando seu próprio caminho, esteja preparado para ultrapassar o limiar do santuário, entrando em contato com o mundo metafísico da suprema sabedoria, e quando aí chegar estará próximo de completar sua grande obra.

Portanto, a filosofia ou o livre pensar, não é algo para desocupados. A busca pela sabedoria tem por finalidade iluminar cada um de nossos pensamentos, de nossas palavras, de nossas ações. É dito na doutrina budista que: “Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e a virtude”.

Mas nem tudo são flores, a busca pelo saber, também tem os seus espinhos. Como bem escreveu Salomão: “Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor”. (EC.: 1:18). Entretanto, parafraseando o escritor russo Isaac Asimov, “se a busca pelo saber traz problemas, não é a ignorância que os resolve”.

Assim, estamos longe de encontrar respostas imediatas, nosso caminho é mais demorado, envolve questionamentos, pesquisas e constantes leituras. Isso porque, o livre pensar não alivia os sintomas, mas trata a causa. Portanto, leva-se tempo para começar a sentir seus efeitos, porque também, leva-se muito tempo para libertar nosso organismo de toda uma miríade de concepções e ideias intoxicantes.

O alimento dessa busca incessante é a curiosidade, é o querer ir além do óbvio e a vontade de enxergar a realidade um pouco diferente daquela que é jogada aos nossos olhos. No fim, queremos apenas encontrar nosso lugar no cosmos, aceitando que somos apenas meros aprendizes da vida.

E fiquem em Paz.

Retirado de: